Auto-retrato





Memórias, Auto-retrato, 2008

O que é um Auto-retrato? Ou mais precisamente, uma fotografia Auto-retrato?
Uma imagem onde tentamos delimitar aquilo que somos. Aquilo que vemos de nós ao olharmos tanto de fora para dentro, como de dentro para fora, pois o nosso ser só pode ambicionar aproximar-se de uma definição quando não for esquecida a interligação no mundo que lhe dá vida, como o vemos e sentimos pelos nossos sentidos.

Para mim um Auto-retrato é composto pelo conjunto de memórias que me compõem e modelam também a mim. Não é composto pelas coisas que foram, nem pelas que são, mas pela forma como elas se acomodam na minha memória e em mim se transformam, e a mim me transformam e me tornam num composto de experiências, assimilações, emoções.

Um Auto-retrato para mim é, a cima de tudo, uma composição, onde várias ideias, e várias expressões, interagem em vários níveis de profundidade e a vários níveis de transparência.

Para materializar este retrato de mim numa imagem visível por outros, as várias imagens que flutuam no limiar do meu consciente materializam-se e sobrepõem-se numa só que se tenta aproximar de uma expressão da confusão que é o meu ser. É para mim o meu Auto-retrato, não pelo que está real e fisicamente presente na imagem mas pela forma como eu interpreto o que lá está, e o sinto.

É aquilo que eu vejo, o que eu penso, que se sobrepõe em várias experiências simultâneas, em várias presenças, e numa história, que, juntos, talvez me possam definir.

Cada imagem, que da expressão materializada de mim faz parte, representa um pequenino aspecto daquilo que experimentei. Em separado não são nada se não recordações soltas e, por consequência, vazias de qualquer ser, juntas, cada uma fornece uma parte de si para uma expressão daquilo que poderei ser eu. Um conjunto que não se limita a sobrepor-se e no lugar permanecer alheio da sua material comunhão mas que interage, realças partes de um outro pedaço, esconde outras. Transparências que formam um todo. Memórias que me compõem.

0 comentários:

Enviar um comentário